Senado aprova projeto que autoriza governo a retaliar 'tarifaços' como os de Trump

 O Senado aprovou nesta terça-feira (1º) o PL da Reciprocidade, que permite ao Brasil reagir a países que dificultarem a entrada de produtos brasileiros. O projeto agora segue para a Câmara dos Deputados.

 

Atualmente o Brasil não pode criar tributação para produtos, não para origem da importação. Se o PL da Reciprocidade for aprovado, o governo ganha um instrumento para retaliar barreiras comerciais à produtos brasileiros.

 

Donald Trump deve anunciar novas tarifas nesta quarta-feira (2), às 16h. Ainda não se sabe quais setores ou países podem ser afetados, mas o presidente dos EUA citou o etanol brasileiro como um tipo de produto que poderia ser taxado.

 

📌 Como isso afeta você?

 

Inflação. Uma guerra comercial entre EUA e Brasil pode levar a aumento da inflação no Brasil, com aumento de preço de importados.

 

Desemprego. Os setores que mais exportam para os norte-americanos podem ter prejuízo e fecharem vagas no Brasil. Em 2024, 12% das exportações brasileiras (US$ 40,3 bilhões) tiveram como destino os EUA.

 

Novos mercados. As possíveis retaliações de outros países aos EUA pode abrir espaço para produtos brasileiros. O Brasil compete com os norte-americanos principalmente pelos mercados de soja e carne.

 

📌 Balança comercial entre Brasil e EUA

 

Principais exportações do Brasil para os EUA: petróleo, semimanufaturados de ferro ou aço, aviões, suco de frutas, café e carne bovina congelada.

 

Principais importações do Brasil vindas dos EUA: derivados do petróleo (óleo diesel, nafta, gás natural liquefeito), aeronaves, medicamentos e sangue.  band

TAG