Com o tema “Um novo olhar de acolhimento e humanização para a saúde”, a conferência teve como foco principal levantar propostas que nortearão o Plano Municipal de Saúde dos próximos anos.
Também foram definidos os delegados que representarão o município na etapa macrorregional.
- entre no face book santanoticia aqui tem muito mais noticias p/vc venha já!!!
A abertura do evento contou com apresentação musical da Secretaria de Cultura e discursos das autoridades presentes. Na sequência, o consultor em gestão pública Antônio Claudio Galvão conduziu uma palestra sobre o tema central e os quatro eixos temáticos que guiaram os trabalhos em grupo: Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano, Saúde Digital, Violência Sexual e suas diretrizes e um olhar social para quem precisa de apoio.
O evento também foi dedicado à apresentação das ações e serviços em andamento na rede municipal.
A Secretaria de Saúde passou por uma ampla reformulação neste início de ano. Um exemplo foi o trabalho de combate à dengue, que tem conseguido controlar o avanço dos casos, especialmente diante do cenário de outros municípios da região.
Foram destacados ainda a renovação dos contratos com a Santa Casa, os trâmites para construção de uma nova unidade de saúde no Bairro São José, a reforma e ampliação do Centro de Especialidades Médicas e os constantes treinamentos oferecidos aos profissionais de saúde da rede municipal.
- entre no face book santanoticia aqui tem muito mais noticias p/vc venha já!!!
Além disso, parte da frota que estava sucateada passou a receber manutenção preventiva e corretiva, com a aquisição de novas viaturas.
Entre os projetos que mais cativaram os participantes está a implantação de um consultório volante para atendimento às pessoas em situação de rua, com objetivo de oferecer assistência em saúde, suporte psicológico e social, além de encaminhamentos para programas de capacitação e geração de renda.
O trabalho será executado por uma equipe multidisciplinar, em uma atuação conjunta entre as Secretarias de Saúde e Assistência Social.
O projeto fortalece a política pública de ressocialização, reconstituição de vínculos familiares e reinserção social, colocando Santa Cruz do Rio Pardo como referência estadual em Assistência Social.
Durante os trabalhos em grupo, as propostas foram construídas com forte embasamento técnico e social.
No eixo da violência sexual, por exemplo, foram criadas diretrizes para programas educacionais voltados à prevenção, capacitação das redes de Saúde, Educação e Assistência Social, além do fortalecimento da comissão de escuta especializada.
- entre no face book santanoticia aqui tem muito mais noticias p/vc venha já!!!
O eixo “um olhar social para quem precisa de apoio” trouxe reflexões sobre vulnerabilidade social, saúde mental, população em situação de rua, trabalhadores e suas condições de vida.
Já o eixo “saúde do trabalhador e da trabalhadora como direito humano” trouxe oito propostas voltadas a melhores condições de trabalho, saúde mental no ambiente de trabalho e qualificação profissional.
No âmbito da saúde digital, as discussões abordaram a evolução do SUS com o uso da tecnologia, desde a criação de aplicativos, integração entre os atendimentos da UPA, Santa Casa e Atenção Básica, até o desafio do absenteísmo e da cultura de comparecimento pontual a consultas e exames.
Com a conclusão da etapa municipal, os delegados eleitos
— nos segmentos de usuários, gestores e trabalhadores da saúde
— participarão da conferência regional online. Posteriormente, ocorrerá a etapa estadual e, por fim, a conferência nacional, onde as propostas poderão chegar à esfera federal.
Embora o foco da conferência tenha sido o planejamento do Plano Municipal de Saúde para os próximos anos, muitas das propostas já começaram a ser colocadas em prática.
objetivo é seguir com cronograma e planejamento detalhado, viabilizando desde já as ações possíveis e integrando as novidades ao Plano de Governo.
- entre no face book santanoticia aqui tem muito mais noticias p/vc venha já!!!